segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Theodor Wiedersphan - Série Detalhes - Correios


Hoje Memorial do Rio grande do Sul, o prédio dos Correios e Telégrafos de Porto Alegre, foi construído pelo arquiteto alemão Theodor (Theo) Wiedersphan entre 1910 e 1914. Com forte influência do estilo barroco-germânico foi,  até a de de 70, sede dos Correios e Telégrafos.





As torres com as cúpulas em bronze, lembram os capacetes do exército prussiano. Ao centro do prédio está Atlante, personagem da mitologia grega condenado a sustentar o mundo em suas costas. Ao seu lado, uma figura feminina representa o velho continente e a figura de um jovem, que faz as vezes do novo mundo.





Em 1980, foi tombado pelo patrimônio histórico. Depois de passar por uma grande restauração, em junho de 2000 passou a ser o Memorial do Rio Grande do Sul.








O Memorial abriga vários espaços e exposições nos seus três andares incluindo o arquivo histórico, o centro de história oral, centro de memória virtual, livraria, cafeteria entre outros espaços.


         
                 
    


No meu entendimento,  um dos prédios mais bonitos da cidade. Um tesouro deixado por Theo Wiedersphan registrado na série Detalhes.







sábado, 29 de janeiro de 2011

Bom Final de Semana !

Amigos! Amigos queridos que me visitam diáriamente. Amigos de todo o Brasil, dos USA, da Dinamarca, do Uruguai, Portugal, França, Alemanha, 
Espanha e Itália. 

E novos amigos... sempre bem vindos, como os de Angola que pela primeira vez visitam Carbono Mix. 

Tenham todos um excelente final de semana e muita energia para a próxima. Grande abraço !

Lagoa de Tramandaí, RS - jul/2010




sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Série Detalhes - Santander Cultural


O prédio histórico do Santander Cultural no centro da Porto Alegre incialmente foi  a sede do Banco da Província. A construção foi iniciada em 1927 e concluída em 1931 teve projeto de engenharia de Hipólito Fabre e fachadas ornamentadas por Fernando Corona que esculpiu pessoalmente o grupo do frontispício.





Theo Wiedersphan colaborou no projeto arquitetônico e o interior ficou a cargo de Sthephan Sobczack, um arquiteto polonês , tendo as esculturas existentes na parte traseiras sido executadas por Alfredo Staege.






Com 5.600 m² de área , tem uma construção eclética com predominância do neoclássico, onde se destaca suas grandes colunas lisas de capitéis coríntios.







Possui ainda um salão central iluminado por uma clarabóia e vitrais franceses colunas imponentes, belas balaustradas  e uma escadaria em ferro e mármore bem ao centro do salão de dá aceso ao subsolo.






Todo este conjunto está a disposição de eventos culturais, exposições,  e arte. Os cofres localizados no sub-solo foram transformados um em cafeteria e outro e sala de cinema.









quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ZH Moinhos publica Natação do GNU

Recebemos do jornalista Eduardo, RBS, via  Coordenador da Natação Master do Grêmio Náutico União, Gustavo Ribeiro Torres, as páginas digitalizadas da ZH Moinhos com a reportagem sobre a natação master. Abordando aspectos como saúde, amizade, integração e espírito de união entre atletas praticantes do esporte, em especial aqueles com mais de 50 anos,  a equipe esbanjou simpatia e disposição.


Publicamos as páginas para aqueles que perderam a edição do dia 20 de janeiro da Zero Hora. Para ler a matéria basta clicar nas fotos que a imagem aparecerá em tamanho maior. Caso queiram, poderão salvar em seus arquivos.






Muro da Mauá

 Projetado após a enchente de 1941, o Muro da Mauá, como é chamado, é um paredão de três metros de altura que cerca a área portuária no centro da cidade. Nos anos 80 artistas plásticos e grafiteiros foram convidados a fazer trabalhos gráficos e painéis . Alguns deles ainda muito bem conservados, outros devido ao desgaste foram substituídos.







quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Nestlé 90 anos de Brasil

90 Anos Nestlé - Shopping Iguatemi - Porto Alegre

Há 90 anos passdos desembarcava no Brasil a marca  Nestlé. Aprendemos a conhece o Mucilon , o Neston, o Leite Ninho e a inconfundível latinha do maravilhoso Leite Condensado com seu sabor único.


Pioneira no lançamento do Café Solúvel e dos chocolates com seu sabor marcante convivemos hoje com uma gama tão grande de produtos que seria difícil hoje em dia viver sem eles. Chocolates e bombons, papinhas para crianças, caldos...


Todos nós, milhões de brasileiros, em algum dias de nossas vidas já fomos alimentados pela Nestlé. E, para comemorar tanto tempo de convivência a Nestlé lançou um comercial  que é simplesmente um show de lembranças e emoções...